top of page

Cuidado que Transforma: São Vicente de Paulo realiza I Simpósio de Cuidados Paliativos

WhatsApp Image 2025-12-22 at 17.07.00.jpeg

     O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) promoveu, na quarta-feira (17), o I Simpósio de Cuidados Paliativos, reforçando a importância de uma assistência humanizada e digna para pacientes com doenças graves e seus familiares. No Brasil, cerca de 625 mil pessoas necessitam de cuidados paliativos, que incluem controle de sintomas, suporte emocional e alívio da dor. No ano passado, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, uma estratégia inédita que prevê a habilitação de cerca de 1,3 mil equipes multiprofissionais em todo o país. 


   O simpósio foi aberto com a palestra “Nós precisamos de cuidados paliativos: dignificando o cuidado”, ministrada pelo médico paliativista e diretor técnico do HSVP, Cláudio Silva Filho, destacando o avanço conceitual e prático do cuidado paliativo no contexto hospitalar e comunitário.


   Na sequência, a assistente social do hospital, Tereza Costa apresentou a conferência “Dignidade como direito do paciente e da família”, integrada ao depoimento “Presença e amor: a experiência da família no acompanhamento paliativo”, conduzido por Maria José Félix, esposa do paciente Jordean Josino, que emocionou os participantes com seu relato de cuidado familiar.


     A mesa-redonda “Acolher o sofrimento, cuidar com dignidade: o impacto da enfermagem e da psicologia no cuidado paliativo” reuniu a enfermeira Andrea Maria da Silva e as psicólogas Erlane Figueiredo e Ellen Crisllaine Fernandes, sob a mediação do médico oncologista Fernando André de Souza, ressaltando o papel essencial das equipes multiprofissionais na prática do cuidado paliativo.


    Após o coffee break, o médico geriatra Cláudio Paiva proferiu a palestra “Desmistificando a abordagem paliativa – quando entender o sentido é mais importante que dizer que é paliativo”, trazendo um pouco sobre a desmistificação da abordagem paliativa, enquanto a médica paliativista Karina Amorim enfatizou, em sua fala “Comunicação como ferramenta do cuidado”, a relevância do diálogo assertivo e da escuta acolhedora como instrumentos necessários.


     Outra mesa-redonda, “A equipe como elo de dignificação ao paciente e segurança no cuidado”, contou com a nutricionista Ilária Elias, a fisioterapeuta Anaíde Joquebede Carneiro e o fonoaudiólogo Deyverson Evangelista, mediada pela médica geriatra Tainah Camurça, destacando a integração entre nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos no cuidado centrado no paciente.


    Momento de forte emoção marcou o depoimento “Minha força nasceu onde pensei que iria desistir”, apresentado por Maria Kelle Carlos da Silva, paciente oncológica que compartilhou a experiência da sua linha de cuidado no Hospital São Vicente de Paulo.


     O médico paliativista e supervisor técnico do HSVP, Matheus Soares, explicou a estrutura do cuidado paliativo no hospital. Segundo ele, os pacientes clínicos são acompanhados por médicos paliativistas. Os setores cirúrgicos e de urgência e emergência tem acesso ao serviço por via de parecer, acionando a comissão de cuidados paliativos para avaliações. 


      Na Unidade de Terapia Intensiva, são realizadas discussões visando a proporcionalidade de cuidados, garantindo continuidade assistencial e respeito aos desejos e valores do paciente. Além de uma regulação interna para o ambulatório de cuidados paliativos e de acompanhamento após a alta hospitalar.


       “O cuidado paliativo passa a ser ofertado em todas as suas modalidades, seja por avaliações esporádicas, assistência contínua durante o processo de internação e no planejamento de cuidado avançado na hora de optar ou não por procedimentos mais invasivos, baseado em conhecimento técnico e na dignidade do paciente”, afirmou Soares.


Filosofia institucional e compromisso histórico


     O presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), mantenedor do hospital, Geraldo Guedes Pereira Filho, resgatou a trajetória histórica da unidade hospitalar e reforçou que o cuidado paliativo está alinhado à missão de acolher os mais vulneráveis. Ele destacou que a instituição conta hoje com cerca de 600 profissionais de saúde, e que o fortalecimento de práticas humanizadas é fruto do trabalho coletivo de toda a equipe.


    O encerramento do simpósio foi conduzido por Matheus Soares, que reforçou a importância dos cuidados paliativos como componente essencial da saúde pública e agradeceu a todos os palestrantes, participantes e apoiadores.


    O I Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital São Vicente de Paulo representa um passo importante na consolidação de práticas humanizadas, alinhadas às políticas públicas e à formação continuada de profissionais.


    O evento contou com o apoio da Fecomércio/SESC, Facene/Famene, Aprimora Fono, Zipoo Store e AJ Fisioterapia, parceiros fundamentais para a realização da iniciativa.

ENDEREÇO

Av. João Machado, 1234

João Pessoa - PB - CEP: 58013-522

Tel: (83) 2107 - 9500

ATENDIMENTO

Humanizado - 24/7.

REDES SOCIAIS
logoinstagran

Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE EMAILS

Obrigado pelo envio!

bluefrog

Criação e desenvolvimento: Blue Frog Creative Solutions

113 ANOS.png

© 2025 - Hospital São Vicente de Paulo - Todos os direitos reservados.
Criação e desenvolvimento: Blue Frog Creative Solutions

bottom of page