Pacientes da oncologia do Hospital São Vicente são beneficiadas neste Dia Mundial de Luta contra o Câncer

O Hospital São Vicente de Paulo, 2ª referência em oncologia, celebra o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, nesta terça-feira (8), com acolhida e entrega de acessórios de beleza feminino, as mulheres que realizam tratamento de quimioterapia na unidade. A ação é fruto de parceria com um grupo e clubes de motociclismo da capital que realizam esse tipo de iniciativa pela segunda vez no local.
​
A diretora administrativa do Hospital São Vicente, Sônia Delgado, declarou que a gestão se sente muito sensibilizada com essas ações de ajuda aos pacientes. “É um gesto simples, mas que tem impacto na vida dessas mulheres, a maioria, em situação de vulnerabilidade social. Sempre que nos procuram para fazerem esse tipo de doação, sentimos uma gratidão enorme de vê-los sensibilizados com a causa”, destacou.
​
Sônia Delgado ainda lembrou que o Hospital São Vicente está sempre aberto, aguardando os benfeitores com esse tipo de gesto, para que possa acolher e ajudar quem mais precisa.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​​
​
​​​​
A dirigente do Moto Grupo Filhos do Vento, Gabrielle Oliveira, lembrou que o intuito de todos os envolvidos é mobilizar a sociedade para a causa, pois muitas vezes, esses pacientes têm o suporte do hospital, apoio espiritual, mas carece de apoio social. “Faz toda a diferença, ter um olhar diferente. Que todos nós, independentes de termos um parente oncológico, podemos fazer a diferença nesse dia, seja apoiando alguém que precisa, realizando uma doação e ainda divulgando a importância da conscientização”, lembrou.​
A paciente Mauricéa Soares disse que descobriu a doença há dois anos por meio de uma mamografia, embora já estivesse sentindo alguns sintomas, há três anos. Foi submetida a uma cirurgia na mama e a cada 21 dias precisa seguir uma rotina de cuidados com a quimioterapia, iniciada há quatro meses.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​​
​
​
A doença impactou financeiramente Mauricéa que hoje vive do Bolsa Família, e no início da descoberta impactou o seu estado emocional. “O meu mundo acabou naquela hora ao saber que tinha a doença. Hoje aceitei esse problema e coloquei na mão de Deus, e já deu certo. Agora estou sabendo lidar com a situação, pois no começo foi difícil, mas que contei com a ajuda dos amigos”, desabafou.
​
Nesse Dia Mundial de Luta contra o Câncer, Mauricéa deixa uma mensagem para quem descobriu a doença: “que lutem contra isso, não desistam, tenham fé em Deus que tudo vai dar certo. Primeiramente, Deus”, disse.
​
Os acessórios para as pacientes do HSVP foi uma doação dos seguintes moto clubes e moto grupo: Águias Moto Casal, No Limite, Quatro cilindros, Filhos do rei e Filhos do vento.
​
O Hospital São Vicente realiza uma média de 2.172 cirurgias oncológicas por ano, além de mais de 18 mil quimioterapias.

